sexta-feira, 4 de junho de 2010

Procissão do Corpo de Deus

Posted by Picasa


O Dia do Corpo de Deus é já uma tradição no concelho. Todos os anos, as ruas do centro histórico de Caminha e da freguesia de Vilarelho ficam irreconhecíveis com os extraordinários e originais tapetes de flores, para celebrar o "Corpus Christi - Corpo de Deus", a festa móvel da Igreja Católica, que celebra a presença de Cristo na Eucaristia, tal como foi instituído pelo Papa João XXII em 1311.
Para além da religiosidade que lhe é inerente, a Festa do Corpo de Deus é considerada o cartão de visita da vila nesta altura do ano, pois nesse dia milhares de pessoas visitam Caminha, para admirarem as verdadeiras obras de arte produzidas pelos caminhenses. Pode-se mesmo afirmar que os tapetes de flores são o "ex-líbris" de Caminha nesta altura do ano.
Para quem nunca viu, as ruas de Caminha parecem um autêntico postal ilustrado. E, aqueles que voltam sempre ficam surpreendidos com tanta beleza e originalidade. Pois todos os anos, os caminhenses se esmeram e produzem autênticas obras de arte deslumbrantes.
A noite que antecede o feriado, que este ano se realiza a 3 de Junho, é uma azáfama para os caminhenses. Passam a noite a desenhar no chão, com criatividade e empenho, motivos do quotidiano ou da sua fé, para que de manhã as ruas estejam prontas para receber os visitantes que chegam dos diversos pontos do país e da vizinha Galiza.
Esta festa termina com a majestosa procissão do Santíssimo Sacramento. Este é sem dúvida um dos pontos altos do cartaz cultural que Caminha tem para oferecer. É um cenário digno de visita. Para muitos, uma das mais belas paisagens que pode ser vista ao longo do ano nesta vila minhota.
A Festa do Corpo de Deus é uma iniciativa do Arciprestado de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal.

(Do site da Câmara Municipal de Caminha)

Sem comentários:

Enviar um comentário